terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O Futebol Colorado na Blogsfera

*


Final de semana em Bento Gonçalves, pré-temporada do Colorado. Muita agitação, imprensa, eventos...

E os eventos consulares são particularmente interessantes. Reúnem todo o tipo de pessoas ligadas ao Clube. E confraterniza-as, de certa forma. É o que eu chamaria de encontro multicultural. O almoço de sábado, me chamou atenção para algo que recentemente vim fazer parte: a quantidade e variedade de torcedores, gestores, conselheiros, diretores, ligados a movimentos virtuais, Blogs, Sites, etc., relacionados ao Inter.

Blogs/páginas da web são interessantes, porque as pessoas por detrás deles são interessantes. Também são muito democráticos. Seu sistema cede autonomia e versatilidade às pessoas. É um espaço que permite o indivíduo expressar a si mesmo, com um sistema rápido e simples de publicação, em qualquer hora e local.

Blogs são “instantâneos”. Isso remete à melhor qualidade que a internet possui: a liberdade de expressão. Vale lembrar a volatilidade da internet. Quem lembra o que era sucesso na rede ha dez anos atrás? Mas é esta a característica. Pode não ser um fenômeno jornalístico ou literário, mas não se pode ignorar sua popularidade. E eles cabem tão bem no futebol!

Enquanto o jornalismo desportivo, (sem de forma alguma desmerecendo-o), se apega ao estereótipo “Está difícil, mas vamos ganhar”, os Blogs vêm renovando o “tecido futebolístico” e refundando interesses (se é que existe “refundar”), evitando que se caia na mesmice, com idéias novas, apresentações inovadoras.

“Enquanto a bola não rola”, venho aqui parabenizar a cada iniciativa que prestigia o Sport Clube Internacional virtualmente. Seja oficial, ou não. E convidar para que contribuam conosco, em parceria.

Este deve ser nosso objetivo. Romper as anilhas da rigidez formal, com originalidade e pontualidade, convicções fortes. Sem causar combatividades ou choques, (ou não), pondo toda a massa Colorada em sentido, dentro da Blogsfera.


10 comentários:

Gonçalves disse...

Excelente linha de pensamento da qual também compartilho!

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Show de comentário...Rafaela

Acrescento que os blogs de colorados de verdade só tentam contribuir com o Clube diferentemente dos jornalistas, principalmente esportivos, que por conta de ´vender` notícia, vez por outra (ou muitas vezes) faltam com a ética e verdade, exemplo de hoje na fotografia do JF com cigarro...

Será que nenhum jornalista fuma ?

Cretinice é mato...

FRED disse...

Bah até o Nelson numa linha mais light....kkkkkkkkkkk

nada como um dia após o outro...hehe

Unknown disse...

Também fiquei de cara com o "fogo" que fizeram em cima do "Fossati Fumante". Apesar de ser abslutamente contra o tabagismo, penso que isto não tem a menor relevância, no trabalho que ele está proposto a realizar.

O "povo" tem prazer em depreciar...

Schroder-EUA disse...

Rafaela é por ai mesmo.

Meu Papo com Alecsandro no sabado me fez pensar nisso. Os Blogs nao devem nada a imprensa. É um mundo novo e os blogs tem seu valor. Especialmente se o Blog for atualizado constantemente e ter conteudo.

Schroder-EUA disse...

PS:

Ja coloquei esse Blog nos Links do Blog Vermelho.

Depois que voltar aos EUA eu dou uma atualizada melhor.

Lúcia Bastos disse...

Valeu Louis!

Fabio - Arena Vermelha disse...

Bala o post, Rafaela.

Quanto aos Blogs/Imprensa tem seus porens em ambas as partes.

Ultimamente, tenho me interado mais nos assuntos "Inter", atraves de blogs do que na "imprensa normal" - digamos assim..

Mas, assim como existem inumeras bobagens na mídia, como a do Fossati Fumante, tem mta m... em blogs...

Teoricamente, a imprensa tem um compromisso maior com a verdade. Blog eh mais oba oba, mas, são nos blogs onde encontramos os melhores textos...

Unknown disse...

Valeu Gonça, Nelson, Fred, Lois, Lu e Fabio pelos coments. Realmente, tem bastante m... em blog tbm. Mas como ja disse, acho os bons blogs interessantes porque tem gente interessante por trás deles, que em geral, não está sob a pressão de salários, preocupação com a imagem ou hierarquias de mercado. Por isso textos tão belos e verdadeiros.

Renato Rolim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.