quinta-feira, 10 de março de 2011

Herança Maldita!

Salve Coloradagem!

Não tenho postado por problemas pessoais...
Entretanto a última reunião do Conselho Deliberativo ofertou bom assunto para dissertar!
Principalmente porque mostrou a verdadeira face de nosso antigo mandatário.
Em 2006, precisamente em maio daquele ano, quando li coluna do jornalista Wianey Carlet cogitando nome de Vitório Piffero para presidir nosso Inter temi por nosso futuro.
Alguns podem achar implicância, outros antipatia, digo apenas que foi pressentimento.

Militei no Movimento Inter Grande, e desde essa época, nunca simpatizei com Vitório, ressalvo que ele sempre foi cordial e educado comigo, mas algo nele não me inspirava confiança.
A frente de nosso Inter foi fanfarrão, dizem alguns que foi o presidente mais vencedor do clube, de fato, ele estava no vestiário na conquista da América e do Mundo em 2006, na Presidência na conquista da Recopa em 2007, da Sudamericana 2008 e da América em 2010.
Mas podemos creditar ao trabalho dele alguma dessas conquistas??? 

As de 2006 até posso creditar, pois perfil dele é para vestiário.
Agora enquanto presidente mais nos fez pagar micos, principalmente com declarações provocativas aos adversários, atitudes condizentes com qualquer torcedor, mas inconcebíveis no mandatário máximo do clube!
Perfil de presidente deve ser de pessoa centrada, educada, polida, politica, aberta ao dialogo.

No período eleitoral nosso ex-mandatário mostrou uma máscara, que deixou cair na última reunião do Conselho Deliberativo!
Ele que sempre assumiu posições, ciente do prejuízo que causaria para sua imagem, ficou "em cima do muro" durante período eleitoral...Mesmo sendo público e notório que apoiava Affatato...
Eleito em 2006 com costuras politicas dentro do Conselho Deliberativo, em 2008 enfrentou as urnas contra uma oposição desarticulada, e não soube ler resultado das urnas... 
Inflou seu ego achando que tinha aprovação da maioria... 
Muitos votaram nele por que era opção menos pior...
Outros por que era apoiado com Fernando Carvalho.

Em 2010 quando tentou empurrar "goela abaixo", de seu grupo politico indicação de Affatato, descobriu que não tinha força nenhuma...Saiu duplamente derrotado da eleição...
O eleito foi Giovanni Luigi, pessoa com perfil para estar no cargo máximo do Inter!

Voltando ao perfil de Vitório, derrotado na eleição, mas presidente do clube até os primeiros dias de janeiro, o que faz esse cidadão???
Mandou demolir arquibancadas da social.
Então agora Conselho Delibertivo tem que decidir se endivida o clube bancando reforma com recursos próprios, que são imprevisiveis, já que dependem da venda de suites, cadeiras VIP e Golden, ou aceita parceria com Andrade Gutierrez, que dará ao parceiro direitos de rendas por prazo determinado daquilo que construir de novo.

Não existe a possibilidade de não tocar a obra, pois Beira-Rio está parcialmente demolido...
Adiar a reforma??? Largar a ideia da copa?
É ficar com estádio em canteiro de obras! E ficaremos assim por quanto tempo???
Se desperdiçarmos as isenções fiscais por conta da copa, quando nosso estádio deixará de ser canteiro de obras???

Muitos estão a se preocupar com as rendas que deixaremos de ganhar com as obras novas, preocupação relevante, mas para que existe um departamento jurídico no Sport Club Internacional? Para que está sendo pago um CEO para o Clube? Que essas pessoas negociem clausulas que sejam convenientes aos nosso interesses!
Contrato pressupõe acordo de vontades! Então que Sport Club Internacional ofereça sua proposta para Andrade Gutierrez, ou contra-proposta ao que empreiteira já ofertou.

A título de sugestão já ofereço uma alternativa: que empreteira explore aquilo de novo que construir do complexo Gigante para sempre, aquilo que reformar segue sendo explorado pelo Inter, aquilo que erguer novo no estádio, como suites e cadeiras VIP e Golden ficam com exploração pelo Inter.  A cargo da empreiteira que fique hotel, estacionamentos, e o que mais construir.

Faço esse raciocinio até para servir de estimulo à construtora...Pois se já terá suites, interesse no restante do projeto pode ficar em segundo plano...

Quanto ao prazo, 20 anos parece muito, poderiamos acordar em 15 anos, todos sairiam lucrando!

O que não podemos é ir atrás do discurso do ex-mandatário fanfarrão, que derrotado nas urnas deixou para seu sucessor como herança, maldita,  um estádio demolido, embretando-o a ter que concluir a obra para a copa...

Luigi, coerente, levou ao Conselho Deliberativo o assunto, pois os reflexos das ações de agora respingarão por muitas gestões Coloradas.
Alguns conselheiros parecem ter dúvidas sobre quem é o mais responsável dos presidentes...
O ex-mandatário que tudo decidia, pouca satisfação dando ao Conselho Deliberativo, ou o atual mandatário, que respeita e se socorre do Conselho Deliberativo para decidir os rumos dos próximos anos Colorados.

Questionei alguns conselheiros, situacionistas e oposionistas, sobre as previsões de verbas que Vitório "fantasia", e se elas não existirem, não será só perder estádio para copa, será ficarmos com Beira-Rio como canteiro de obras! Estádio parcialmente demolido por quantos anos???


Beira-Rio foi erguido em outra conjuntura econômica! 
Meu Pai e meus Tios eram estudantes em P.Alegre e contribuíram com tijolos, Tio Genauro comprou perpétua.
Mas hoje o quadro social nem paga folha salarial dos atletas...
Quantos Colorados tem poder aquisitivo para ajudar além da mensalidade???

Então deixo aqui meu apelo aos Conselheiros, oposicionistas em especial, que apoiem Luigi nessa, pois em 2012 voces podem estar assumindo o clube, e a "batata-quente" de concluir o estádio com recursos próprios pode estar "nas mãos" de voces!!!

Não caiam nas fanfarrices do ex-mandatário derrotado nas urnas...
O assunto Gigante para sempre foi uma fantasia muito bem vendida pela gestão anterior, é hora de voltarmos para a realidade!

Notas:
# Ótimo texto sobre o tema obras, do jornalista Alexandre de Santi: O salto do Saci
# Ótimo texto sobre o tema obras, do conselheiro e vice de futebol Roberto Siegmann: Ainda acerca das obras do Beira-Rio 


7 comentários:

Luciana Monteiro Michel - Consulesa Colorada do Bairro Três Figueiras, POA/RS disse...

Ótimo Texto! Pensamos mais ou menos do mesmo jeito, apesar de eu não ser tão categórica em relação ao Piffero.

Julia da Rocha disse...

Muito bom Lú... estou contigo!

DERLI BORDIN disse...

Nossa Lu, vc escreveu bem como eu penso, alguem enfim, com lucidez colocou tudo que penso, e sei que será o melhor caminho a seguir, visto o estágio que se encontra as obras. Por mim nem faria reforma alguma no memento, mas isso já é tarde.
Parabens.

Denis disse...

Parabéns Meninas!
Belo texto e ótimo site!

Walter de Souza disse...

Isso sim eu posso chamar de espetacular!
Falou tudo, Píffer quer tanto fazer as obras sem empreiteira , pq ele não paga ???? pq não convém a ele né, gosta de ganhar, mas gastar não é com ele! to contigo e com siegmann, fecharemos com a AG se Deus quiser !

Colorado Sempre disse...

Temos que fazer a Parceria. Só louco ou gremista quer que o Inter auto-financie a obra ou tome empréstimo com banco. O que temos que fazer é fechar a parceria e tentar puxar um pouco mais o assado para o nosso lado, como, por exemplo, diminuir os anos ou ter um percentual nas novas receitas. Mas o modelo é parceria SIM !!!

Norberto J. Guimarães disse...

Grande Lúcia, estou tendo a honra de ser Diretor do CAS e da FECI, aparece por lá, divulga meu twitter @Norbertonj entre teus conhecidos, para que tenhamos um contato direto com os Colorados.

Quanto a tua opinião sobre as obras, assino embaixo.

Grande abraço e INTER ACIMA DE TUDO !!!!