terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Quando todo mundo pede um pouco mais de calma

O Assunto Barcelona virou febre. Realmente é encantador ver onze homens em campo tratando a bola com o respeito e o carinho que ela merece. Depois de todos os comentários que jorram de todos os meios de comunicação desde  o dia 18, dia da brilhante vitória catalã, meu assunto é o INTER. 


A formação deste time do Barcelona durou anos. Messi está lá desde os 13, isso para falar de um dos brilhantes jogadores deste time, fora os outros artistas que estão lá desde a infância, ou a anos, amadurecendo e aperfeiçoando este toque de bola magistral e impressionante.. A torcida teve paciencia e esperou, e ninguém correu do barco, porque o clube catalão tem a bagatela de  pouco mais de 180.000 sócios contribuintes. 


Pergunto: Teríamos paciência? Quem viveu a década de 70, teve o privilégio de assistir a um time que teve um dos maiores volantes da historia deste país, senão o maior. Isso falando só de Falcão, pois os outros 10 e reservas que compunham este time eram privilegiados com o dom do futebol. Um time que foi campeão brasileiro invicto. Caramba, pensem nisto: Invicto num campeonato brasileiro, numa década em que jogadores diferenciados apareciam em diversos clubes do país. 
Depois, vieram anos de quase ostracismo. Tivemos alguns vices, batemos na trave algumas vezes. 


Chegamos a última década e nos acostumamos a estar de novo no topo. Novos ares, mudanças, modelo de clube europeu na área de marketing, torcedores virando sócios até ultrapassarmos a incrível marca de 100 mil. 


Repito: Hoje, teríamos paciência? Temos uma base considerada e respeitada como uma das melhores do país. Nossos jogadores estão espalhados por diversos times e até foram nossos algozes em algumas partidas deste brasileirão que acabou. Se no próximo ano tivéssemos metade do time formado pela base, com guris ainda buscando se firmar, passaríamos intactos dois ou tres anos, vendo este time se formar, vencendo aí  o gauchão,  e talvez mais nada porque a experiência e o mágico entrosamento demorariam mais que um ano para ser perfeito? Seríamos compreensivos e veriamos que a cada mes alguma melhora acontecia, um jogador antes mediano tomava corpo, melhorava o toque de bola, seu chute ficava mais potente e certeiro...Saberíamos esperar e ver os guris se firmarem?


Eu acho que não. Somos imediatistas. Vemos o ano que não chegou com olhos de dezembro, quando se trata de contratações. Queremos nomes. Queremos ter o time pronto já no início do campeonato e vencedor já em agosto (com o TRI da Libertadores, São Longuinho). Se algum dos guris da base sobe para o principal, queremos um craque. E pobre dele se passa em branco dois ou tres jogos. A enxurrada cai na cabeça dele sem dó nem piedade. E ele seria bom, se tivesse conseguido passar mais algumas partidas em campo e mostrar a que veio. Mas não temos paciencia. Lembro de Leandro Damião. Como foi contestado antes mesmo de entrar em campo. A maioria esmagadora tinha tantas desconfianças que mesmo ele tendo entrado em um jogo de final de libertadores e tendo feito um gol, teve muito torcedor chamando o guri de perna de pau, desengonçado, e outros adjetivos menos agradáveis.
Não temos paciência, torcedor vermelho. Somos imediatistas demais, perfeccionistas demais. Somos fanáticos demais. 


Mas afirmo que entre os times brasileiros, somos o que tomou o rumo mais acertado. Temos uma estrutura firme e sólida, uma base de jovens talentos que estão aí, na boca para arrebentar em campo, temos um corpo social que é o sonho de consumo dos maiores clubes do eixo Rio-São Paulo. Temos a faca e o queijo na mão.


Mas é uma pena, peles vermelha. Precisaríamos ter um pouco mais de paciencia.


Saudações Coloradas. Feliz Natal a todos os vernelhos.

7 comentários:

Lutche Mansur disse...

Parabéns guria, show de bola..fique aqui esperando para ser a primeiraaa...beijooooooooo
Sucessooo!

CORAÇÃO VERMELHO disse...

Tú é demais, querida Lutche, Beijo. Valeu.

Educação disse...

Legal, ficou bonito o blog, tenho certeza que irá "bombar"!! Estarei sempre na "área" para postar algo!!!

Fabio - Arena Vermelha disse...

Gostei do texto, moça. Salto de qualidade aqui, sem dúvida.

Concordo em alguns aspectos. Querendo ou não, fomos o clube mais vencedor da década aqui no Brasil. Talvez, por isso, o imediatismo em querer ganhar tudo de novo. Faz parte.

Sobre o aproveitamento da base, ultimamente, acho que é algo a ser questionado né? Gurizada não tem aquele respaldo necessário. Sei lá.

Saudações Coloradas

Lúcia Bastos disse...

Obrigada pela visita Educação!

O blog fará 2 anos em 04/01/12!
Já bombou MUITOOOOOOOOOO!!!
Agora estamos meio devagar...

Olhe na coluna a direita as postagens mais antigas!

Abraço

Lúcia Bastos disse...

Fabin!!!
Quanta honra nos visitar!!!
Apareça!!!

Abraço

CORAÇÃO VERMELHO disse...

Olá, Fabio. agradeço o comentario e espero que nos prestigie sempre. A base é um assunto a ser longamente debatido, mas num post apenas tem que ser superficial mesmo, com profundidade apenas para por o assunto em discussão. Espero que volte e leia os próximos Posts. Saudações Coloradas.