sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Os “Velhos” conhecidos do Inter

 Vamos iniciar os trabalhos de hoje falando de jogadores que são ”velhos” conhecidos do povo vermelho. Por um bom motivo, ou por simplesmente não terem fechado contrato com outros times, permanecerão no Inter no ano de 2012. O que poderão nos proporcionar nossos “velhos” peleadores? Batalhas de sangue como Tinga na final da Libertadores de 2010? E a torcida estará ou não do lado deles? Isso é o que veremos nesse ano de futebol que está iniciando agora.

* Marcos Antônio de Lima, passaria despercebido por qualquer tribo se não fosse oficialmente conhecido no Beira Rio como Índio. O zagueiro completará 37 anos no mês que vem, é o mais velho do grupo inteiro do Inter, mas o que isso realmente importa? Está no Inter desde 2004 e já ganhou desde então 4 Campeonatos Gaúchos, 2 Libertadores,  1 Mundial, 2 Recopas, 1 Sul-americana, 1 Copa Suruga, 1 Copa Dubai e em 2006 ganhou o bola de prata da Revista Placar. Sem contar que Grenal é com ele, seja como for, estando ou não com sua força máxima sempre se compromete com o grupo. Fazendo de tudo para  que “sua tribo” dance conforme a música. Hoje não tem o amor da maioria dos torcedores, existem muitos que viram a cara quando ouvem seu nome, mas esses mesmos que querem vê-lo fora do grupo, são os que mais vibram quando ele faz a rede balançar nos grenais.

* Paulo César Fonseca do Nascimento, o Tinga é volante e está completando 34 anos exatamente no dia de hoje (13/01). Declaradamente colorado de coração e dito isso depois de sair do nosso maior rival, fez com que eu criasse um afeto especial por ele. Já passamos poucas e boas né grande Tinga, lembranças e mais lembranças, uma das piores foi quando fomos roubados descaradamente naquele pênalti absurdo, com a expulsão dele naquele fatídico jogo contra o Corinthians... Hoje lesionado cederá lugar ao Elton garoto de 21 anos que está com a corda toda para mostrar serviço. Vai ser uma briga boa disputar essa posição a experiência de um “predador” contra a “vontade de se destacar” de um menino.

* Pablo Horácio Guiñazu, o “El Cholo Loco”... está no Inter desde 2007. O grande volante, completará 34 anos em agosto, mas sem dúvida alguma deixa muito “mulequinho” de 18 anos para trás. Demostrar força, garra, bravura, coragem e determinação é o que faz esse “hermano” toda vez que veste o nosso manto sagrado... Não tem como olhar Guiñazu jogando e não ter ORGULHO, assim mesmo como está escrito em letras garrafais... Ele enche um gramado, faz seu papel como um Tigre devorador de abutres... Não é nada bom em chutar à gol, já cheguei a pensar em trauma de infância para dar um desconto, mas nos quatro cantos do campo ele é mestre... corre, marca, da carrinho e deixa muitos brasileiros de queixo caído. Se algum adversário tiver marcando touca, pode ficar certo que o CHOLO passará por cima.

* Fabian Guedes, conhecem? Começou atuando como lateral direito, mas atualmente joga como zagueiro. Bolivar completará 32 anos em agosto, está no Beira Rio desde 2008. General com direito a braçadeira como insígnia a partir de 2010, não foi sem méritos que a ganhou., mas atualmente é apedrejado por boa parte da torcida.  Será que Bolivar não é mais importante para o Inter? Será que ele nunca nos trouxe qualquer benefício? Desde que se tornou Capitão do time erguemos 3 taças, entre elas a Libertadores de 2010, “Histórico Gaúchão de 2011 e Recopa 2011. O que o futuro nos reserva? Esse “General” terá que colocar seu pelotão de fuzilamento para mandar chumbo grosso para cima dos adversários... que serão muitos e  com batalhas intermináveis, mas dependendo da força de comando dele, do comprometimento do pelotão e do respeito da platéia mais algumas batalhas serão vencidas.

Nosso ano começou de verdade agora. Muitas dificuldades virão... Vamos misturar tudo, a experiência dos “velhos “, a vontade de mostrar serviço dos novos e as grandes e bem pagas apostas de contratações. Isso tudo junto poderá dar o equilíbrio certo para nossa balança futebolística. Daqui não podemos dizer que a sorte está lançada porque não estamos falando de jogos de azar e muito menos, que vença o melhor, porque no futebol nem sempre o melhor vence... Um grupo pode mudar a história de um time, um único jogador não. Nosso “grupo” é formado por Jogadores, Comissão Técnica e nós Torcedores que unidos sim, mudaremos a história desse Clube... mais uma vez.


Texto da bloguista Fernanda Fernandes



Um comentário:

CORAÇÃO VERMELHO disse...

Belo texto, certíssimo.Colocações, como sempre, apropriadas e inteligentes. Grande Colorada, Fernanda Fernandes. Dá gosto de ler.