domingo, 28 de março de 2010

É HORA DE PENSAR COM A RAZÃO

É, muito tem se falado nestes últimos dias sobre a crise que aflora na Padre Cacique.

Culpados tem sido apontados, pela torcida, com rapidez, e convicção, que eu nunca vi. A cabeça de quem eles querem agora? Jorge Fossati. Do que mais eles estão reclamando? De, aparentemente, Fernando Carvalho, uma das pessoas que nos ajudou a atingir nossas maiores conquistas, estar se achando reizinho por não contratar o ex capitão Fernando Lúcio da Costa.


@ Fernando Lúcio da Costa 


Não, não me xinguem. Explicarei porque acho que FC está corretíssimo em não trazer de volta o nosso capitão do mundo.

A memória do torcedor colorado, quando lhe convém, é MUITO curta.

Voltemos a 2008, acredito que todos devem se lembrar do episódio lamentável protagonizado por Iarley e Fernandão em relação ao bixo que seria pago pelo avanço na Copa do Brasil. Episódio, esse, que acarretou as vendas dos dois jogadores e a nossa desclassificação na competição. 

Sport 3 x 1 Internacional - Quartas de Finais- Copa do Brasil, 2008
Foto: http://blog-br.com/sportrecife
A saída dos dois foi uma surpresa para os torcedores, mas problemas no vestiário tem sido a raíz dos problemas do time desde as conquistas de 2006, e alguma coisa havia de ser feita para que a direção obtivesse novamente o controle sobre os jogadores. É sabido de todos que ainda temos problemas de disciplina no vestiário. Sai técnico, entra técnico a história é a mesma. 

Emocionado, Iarley se despede do Internacional
Foto: Valdir Friolin
Fernandão se despede dos colorados antes da partida contra o Botafogo
Foto: www.internacional.com.br
Uma história um pouco mais recente foi o circo formado ano passado na sua volta ao Brasil. Fernandão bufou por Fernando Carvalho não ter ido buscá-lo de helicóptero e numa decisão tomada de cabeça quente decidiu sua volta ao Goiás. Ficou mais do que claro ao fazer isso que Fernando Lúcio da Costa, o Fernandeus de muitos, está com seu ego inflado. Ele se considerou maior que a instituição Sport Club Internacional, quando é o contrário que deve ser feito.

A instituição Sport Club Internacional sempre será maior, mais importante, que qualquer jogador que por ela passe. Eu realmente me cansei dessa mania de adoração a jogadores.

Agora falando sobre condições físicas, Fernandão saiu do Inter jogando mal, e foi para os emirados árabes, onde não se treina direito e o futebol é pífio, o que contribuiu para sua má fase como jogador.

A torcida SEMPRE se lembrará do Fernando Lúcio como o capitão américa, o capitão do mundo, mas seu tempo  como jogador colorado chegou ao fim.

Para trazer o Fernandão de volta o Inter, o time, teria de se adaptar a ele, e não o contrário, que é o que geralmente é feito. O time contrata para acrescentar, não para proporcionar uma revolução e fazer com que outros jogadores do grupo sejam prejudicados.

Sim, ele é diferenciado, inteligente, tem ótima visão de jogo. Mas, hoje, precisamos de alguém como Nilmar e Sobis no ataque, jogadores de velocidade.

Ele poderia voltar sim, mas como motivador, como líder. Sua liderança jamais contestaremos, é como um amigo disse em uma discussão sobre o assunto "Fernandão sempre foi um jogador de inspiração e não de transpiração." dentro e fora de campo.

Fernandão, hoje, acrescentaria muito mais como figura de liderança do que como salvador da pátria, como muitos o estão considerando.


@Torcida x Jogadores x Sport Club Internacional

Fossati, desde antes da sua vinda ao Inter, tem sido MUITO criticado. A principal critica é em cima do seu esquema tático preferido, o 3 5 2.  É como eu disse, quando lhe convém, a torcida tem uma memória curta demais. Ano passado praticamente imploravam pelo 3 5 2, ao invés das duas linhas de quatro formadas no esquema do Tite. Quando Mário Sérgio assumiu todos ficaram felizes pela mudança de esquema. E hoje, se esquecem disso tudo?

Tem jogador fazendo beicinho por termos um técnico que realmente faz os jogadores TRABALHAREM. 

E eles querem mais o que? Ganham pequenas fortunas para jogar bola, treinar, obter resultados e quando são cobrados a fazer para o que são pagos reclamam, choram, reclamam do treinador, boicotam. O problema no vestiário existe de uma maneira perigosa desde 2007, o que tem prejudicado a equipe nas disputas por títulos. 

O post da Lúcia transparece bem sobre algo que incomoda, pelo menos uma parte, dos torcedores da INSTITUIÇÃO Sport Club Internacional. Provavelmente os torcedores dos jogadores não se importem com o corpo mole, com os problemas de indisciplina, mas ainda acredito que esses sejam minoria, alias, quero muito acreditar nisso.

Tem torcedor entendido que acha que é fácil ser dirigente, técnico, escalar time, contratar jogadores. Se fosse fácil assim, acreditem, essas profissões não seriam tão valorizadas. Ao contratar um jogador, o dirigente tem que pensar com a razão, não com a emoção. Se contratassem na base da emoção todos os clubes estariam afundados em dívidas, pois certamente não conseguiriam cumprir com os contratos milionários dos jogadores mais desejados por torcedores do mundo inteiro.

E quanto a escalar jogadores, sem dúvida o técnico é a pessoa mais qualificada para essa função. É ele que convive com os jogadores, comanda os treinos, vê, dia a dia, a resposta de cada jogador. Por isso não adianta torcedor xiar porque quer aquele ou esse jogador, NENHUM torcedor está apto a escalar o time que entra em campo. Se não convive com o jogador, então não tem como saber se ele está em condições de fazer parte da equipe principal ou não. 

Ser técnico/dirigente direto do sofá da sala é fácil demais.


@ Coloradagem em São Paulo


Gilmar Rinaldi - Jantar de Abertura do Campeonato Brasileiro 2009
Foto: Arquivo Pessoal
Jantar de Abertura do Campeonato Brasileiro 2009
Foto:
www.internacional.com.br
"Antes de dormir, não reze, nem peça nada. Apenas feche os olhos. Imagine o Beira-Rio. Olhe em sua volta. 70 mil irmãos em pé."

5 comentários:

Lucas Seibt disse...

Nossa !!!! Parabéns pelo texto Jéssica, essa moça entende demais de futebol e principalmente do nosso Inter !!! casa comigo ? kkkkk

Lore disse...

Só tenho uma palavra para definir o seu post Jéssica: PERFEITO. Falou tudo!

Como eu já fiz questão de te falar, concordo com tudo o que tu escrevestes do Fernandão. O que eu admirava, acima de tudo nele era a liderança. Quem dera pudessemos ter o Nilmar de volta. Por mim, nunca teria ido embora. Eu tenho acompanhado todos os jogos do Vilareal (só para assistir ele, admito) e o talento dele está sendo disperdiçado naquele time de quinta...

Com relação ao esquema eu me lembro muito bem. Todos os torcedores pediam o 3-5-2 no ano passado.

Os jogadores, que ganham muito bem obrigado, não concordam com o Fossati justamente por que ele é o único que pareceu nos últimos anos que fez eles trabalharem. Como disse a Lú, falta vergonha na cara do jogador colorado.

Ah Jé, parabéns por colocar as fotos dos colorados em Sampa. Acho isso muito bacana.

Um abraço!

Unknown disse...

Post IRRETOCÁVEL, Nada a comenta, Só a Concordar, Mto Bom Seu Post Jéssica, Parabéns!!!

Lúcia Bastos disse...

Jéssica, não vou pedir aonde assino pq fui citada...kkkk
O que em muito corrobora que pensamos semelhante em algumas questões Coloradas.

-----------------

Só vou te deixar um "aviso", pq já fui "vitima" disso.
Um amigo Colorado comentou aqui no blog, logo que iniciamos, que eu criticava os atletas, me dizia torcedora da instituição, mas fazia fotos com jogadores.

Respondi pessoalmente para ele o que sempre digo quando me confrontam: Tieteio jogador que admiro o futebol, quer vista nosso manto, quer não, só faço foto com os que vestem ou vestiram nosso manto.
Porém, entre fazer uma foto com quem admiro futebol e babarovo desse mesmo atleta existe ENORME diferença!

Essa diferença parece que alguns torcedores não enxergam...
Ou vc babaovo ou é corneteiro, não existe meio termo...

Com cabeças tão limitadas não se pode debater!!!

No Beira-Rio é "cultura" que os "velhinhos" da social e os locatários de cadeira são corneteiros.

Esquecem, esses que impoem essa pecha, que os "velhinhos" da social pagam como sócios de longa data, acreditam e acompanham o Inter desde sempre em suas vidas. Os locatarios de cadeira pagam bem mais que os R$ 22,00 dos sócios "2006"...

Aliás, para esses sócios "2006", o Inter foi "inventado" quando ganhou o mundo...
São torcedores de títulos...E por assistirem aos jogos em pé, cantando o tempo todo, se acham melhores torcedores que os anteriores.

O erro, sob minha ótica, reside exatamente em querer "medir" quem é mais ou melhor torcedor.

POR FAVOR!!!
Cada um torce do seu jeito, cada um externa seu amor do jeito que bem entender, não é cabivel comparar isso.

"Competir" por quem é mais torcida??? Dentro do mesmo time???
Quanta INFANTILIDADE!!!

Carina Regina Silva Colorada disse...

Oi Querida!

Muito boa sua postagem, concordo com muitas coisas que vc falou, mas eu sou uma admiradora do futebol do Fernandão eu acho que ele seria um ótimo jogador para termos no time se temos o Alecsandro e o time tem que jogar pra ele porque não jogar para o F9. mas respeito as opiniões diferentes das minhas eu acho que todo torcedor tem direito de cobrar do time da maneira que se achar melhor mas eu como torcedora apaixonada que sou pelo Internacional não vaio o time pois na minha opinião isto não vai mudar nada dentro de campo como muitos falam que os jogadores são mercenários e eu também acho que a grande maioria só quer saber do dinheiro acho que vaiando não vai mudar nada para eles apenas vai criar mais noticia para imprensa.Eu acho que o Inter errou muito em vender o Nilmar mas todos sabemos que o jogador não queria ficar.