quarta-feira, 24 de março de 2010

ESTAR "SEMPRE CERTO" É FÁCIL DEMAIS

Lori Sandri, Celso Roth, Ivo Wortmann, Muricy, Abel, Gallo, Tite, Mário Sérgio e agora, Fossati. São todos "Burros"? Ou será que não existe alguém no mundo com capacidade para assumir o Internacional? Segue a "perseguição"..


Eu sei, empatamos, mais uma vez, e dessa vez com o Pelotas. Nada bom. Também fiquei um pouco desmotivada. Penso sim, que há de se repensar, gerenciar. Não nego a "crise". Mas guardo pra mim, reflito, e exponho de forma a acrescentar, quando tenho oportunidade.

Foto site Sport Club Internacional

O que me aborrece, é que simplesmente Fossati está sendo responsabilizado pelas mazelas do Internacional. Já se cogita por aí, a sua "queda", se o time falhar contra o Cerro, no dia 31. Clube, time, delegação, elenco, grupo. Estas definições remetem à coletivo, correto? E Fossati está sendo cruxificado sozinho, e desde que chegou, como todos os outros. Mesmo quando o Colorado não estava abaixo do "Imorrível", nos pontos do regional, as críticas já vinham, padronizadas, visando exclusivamente desestabilizar um trabalho de grupo, que necessita de tempo para se encaixar.

Nossa crônica, acaba por influenciar a opinião pública, negativamente, criando um ambiente tenso. É a velha "Polêmica". E é triste é ver o próprio torcedor do Inter cair no conto gazélico, transformando o Gigante num aglomerado de cornetas, como se jogar sob pressão da torcida fosse sinônimo de motivação, injeção de ânimo, para quem entra em campo.

Eu, amante da torcida colorada, que vim extasiada da "Invasão de Rivera", vi cenas tristes no Beira Rio, no último domingo. Não passa pela minha compreensão por que há gente que sai de casa só para vaiar o primeiro passe errado. "Fossati não acerta os números do esquema. Edu, não deu certo no Inter. Taison, nunca mais irá jogar como antes..." Criticam o time mesmo quando ele ganha/empata, por jogar mal. Entao, que se use a mesma medida, dando crédito, quando não se tiver o resultado positivo, mas, mesmo assim, uma atuação com várias chances de gol,por exemplo. Por questão de justiça mesmo! . Projetamos aquilo que sentimos, que vivenciamos internamente. Antes de chamamos alguém de "Burro", devemos pensar duas vezes.

 

Foto site Sport Club Internacional

Corneteiros nunca serão extintos. Sejam torcedores no estádio, nos blogs, tópicos de discussão ou jornalistas. Estarão sempre lá, prontos prara instigar, jogar comissão técnica, direção e elenco aos leões! Eternos reclamões de tudo.

Não estou aqui glorificando uma torcida de focas amestradas, que comemora aplaudindo sua "segundinidade", e demais resultados medíocres. Glorifico o torcedor bem informado; assíduo; que compreende a história e a realidade do clube, que fundamenta suas opiniões em cima de fatos bem contextualizados, e não de expeculações; crítico sim; mas acima de tudo APAIXONADO pelo seu Time.

Só é válido ter mais de 100 mil sócios, nos 101 anos do nosso querido AlviRubro, se estes, forem colorados de verdade. Mas parece que lá pelas bandas da Padre Cacique, onde tem umas cadeiras, sabe? Andam esquecendo a letra:
"Por que é nas más que eu demosntro que te amo igual". 

Quem bate palmas na vitória e vaia na derrota, nada mais é do que oportunista. 
Estar "sempre certo" é fácil demais.

Saudações Coloradas!

Bloguista Rafaela Ribeiro

6 comentários:

Nadia disse...

bom so quero comentar que o inter precisa de uma mudança..e na boa nao é tirando o fossati que as coisas vao mudar..
O fossati so ta sendo massacrado porque as queridinhas nabas que jogam no time tao com preguiça de treinar...

Paulo F. Homero Jr. disse...

1) O Celso Roth é burro sim;
2) Acho que a o grande problema que a mídia gazélica tem com o Fossati é o fato de ele não entrar no tradicional oba-oba dos jornalistas, não ser amiguinho de ninguém. E acho que os problemas do time passam mais do que tudo pela inaceitável falta de vontade que os jogadores têm demonstrado. Aquele segundo tempo em Riveira foi inadimissível;
3) Não acho que demonstrar amor seja o mesmo que aplaudir sempre, sob qualquer circunstância. Lembro do fatídico jogo contra o Botafogo, ano passado, com o time perdendo para aquelas nabas e se arrastando em campo, enquanto a Popular não parava de cantar. Naquele jogo, por exemplo, acho que os velhinhos corneteiros da social estavam demonstrando muito mais amor ao clube, mais preocupação com ele, do que quem vai para o estádio apenas pela festa.

Débora disse...

Parabéns Rafaela, grande post. Tb concordo muito com você que não precisamos ser micos de circo adestrados, mas precisamos de vibração e coração da torcida durante os 90 minutos SEMPRE... as críticas, que sejam no final do jogo, mas o apoio tem que ser incondicional (http://www.arquibancadacolorada.com.br/blog/?p=1621).

Grande abraço

@AffonsoSala disse...

Parabéns, Mto Bom, Acho Tbm Que o Taison Não Vai Voltar a Jogar o Que Ja Jogou, Mas Pode Melhorar e Muito Ainda e Sem Dúvidas Tira a Vaga De Edu... Fui No Beira-Rio Domingo Tbm e Ví Muitos Corneteiros, Mas Relevo, Esses Não São Torcedores De Verdade, Torcedor De Verdade é Akele Que Apoia o Jogo Todo, Eu Em Nenhum Momento Pensei Em Vaiar, Até Mesmo Depois Do Jogo Continuei Cantando...

Gostei Do seu Post Rafa, Parabéns Mesmo :D

RAFAELA RIBEIRO disse...

Agradeço os comentários! Sempre acrescentam à discussão e são sempre bem vindos. Apesar de não concordar em chamar nossos atletas de "nabas", etc... concordo que, as vezes eles deixam a desejar sim, assim como a comissão técnica, a diretoria, e a torcida. Imagino, se cada vez que não se lotasse o Beira Rio com mais de 40 mil pessoas, o elenco, comissão e diretoria protestassem contra a torcida, vaiassem e xingassem? Comparo isso à vaia do torcedor. Nenhum torcedor é melhor que o outro, apenas uns acrescentam mais, que outros, especialmente em momentos de crise. Penso que não podemos esquecer, que não somos inimigos, que constituimos parte do coletivo que forma nosso Clube. Com direito à opinião e protesto sim. Mas de forma construtiva. Afinal, para nos cornetearem, já existem as gazelas.

Lore disse...

Rafa, acho que a culpa dessa fase pela qual o inter está passando, não é do Fossati. O time é todo um conjunto, que vai da comissao técnica aos jogadores. Dessa forma á culpa é do conjunto. Mas é sempre assim, em qualquer time, sempre se coloca a culpa somente no técnico. Afinal, como diria um amigo meu, não dá para demitir todos os jogadores. É mais fácil demitir o técnico. Devemos fazer a nossa parte e apoiar SEMPRE. Seja nas boas ou nas más.


Um abraço, Lorena