quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Experiência sobre militância politica no Inter

Salve Coloradagem!

Como prometido em postagens anteriores, vou passar a voces minha experiência pessoalissima em militância em movimentos politicos do nosso Glorioso Sport Club Internacional.
Antes, um breve relato de como me "meti" nisso.

Ainda criança, no interior do Rio Grande do Sul, fronteira oeste, cresci entre vestiários de futebol e palanques politicos, meu Pai, apaixonado pelas duas coisas, ensinou-me desde cedo a também gostar. 
Foi dirigente de futebol amador em nossa cidade, por força disso, eu que raramente desgrudava dele, acostumei a circular em ambiente que sabidamente era restrito a homens.
Meu pai também foi politico, e igualmente o acompanhava nessas empreitadas.


Juntar Inter e politica foi ao acaso.
Durante minha faculdade uma colega relatava trabalho que um pai fazia na categoria de base que filho dela jogava no Inter, com amigos parentes de ex-dirigentes, busquei mais informações sobre esse pai, também passei não só a admirá-lo, como a enxergar nele um futuro presidente para nosso Inter.

Foi assim que na década de 90 passei a interpelar Fernando Carvalho, para indagá-lo quando seria presidente do "meu" Inter! Ele sequer sabia quem era a doida que o abordava...
Através de um amigo comum tentei ajudar na eleição contra Jarbas Lima.

Passada a eleição, fui convidada a participar do Movimento Inter Grande.
Durante gestão de Jarbas/Miranda tive intensa militância, nos reuniamos semanalmente, viajavamos para consulados no interior (que em nada se parecem aos eventos que hoje são realizados).

Afastei-me do movimento por razões pessoais, mesmas razões que me levaram a deixar de ser sócia do Inter.
Entretanto não perdi contato nem com membros do movimento, nem deixei de acompanhar a politica do clube.

Em 2008 fui convidada a participar do Internet, entrei quase no periodo eleitoral, e pouco ajudei, pois estava compromissada com outros assuntos.
Em 2009, quando estava com todo o gás para trabalhar, não me foi dado espaço...
Para ir em eventos consulares e fazer número em reuniões eu servia, mas para ser ativa militante alguns membros tinham restrições...
De um ouvi que sou INCONTROLAVEL...

A dúvida que sempre tive: Por quê precisavam me controlar???

Quando militei no MIG muito falei em nome do movimento, e sempre segui as orientações do movimento, nunca agi pela minha cabeça, ou pela minha vontade, quando se tratava de falar em nome do movimento.
Igual postura adoteria no Internet, se tivessem me dado oportunidade...

Como não tenho beleza para ser enfeite, nem vocação para isso, afastei-me do movimento em 2009, contudo, mantive contatos com alguns integrantes,  a quem julgava serem meus amigos.

Eis que agora em periodo eleitoral, passo a receber indiretas, e até twittadas de pessoas que ouviram falar que só estou apoiando Luigi por ser o caminho mais fácil para entrar no clube.

S'IL VOUS PLAIS!!!
Por que tanta preocupação comigo???

Primeiro de tudo, quis sim ser conselheira, quis MUITO, concorri em 99, não me elegi.
Hoje, inobstante ainda, no fundo tenha essa vontade, sei que não tenho condições...Por razões pessoais minhas!!!
Hoje estou sócia, mas não sei até quando poderei manter essa condição, então como assumir a responsabilidade de me eleger conselheira?
Não sou irresponsavel!
Sou daquelas que quando assume algo investe tempo e energia para fazer bem feito ou nem me meto...
Essa é minha atual situação!
Não posso me comprometer a fazer algo que não sei como será, então prefiro ficar de observadora, de palpiteira, sem militância.

Como já escrevi em outras postagens, não é preciso ser conselheiro, nem mesmo ter cargo no clube para trabalhar em prol do Inter.
Esse compromisso posso cumprir, mesmo sem militar em movimentos, nunca deixei de levar o nome do Inter por onde andava.
Mesmo não estando sócia, associei muitos Colorados.

Então, novamente reitero, meu apoio a candidatura de Luigi é INCONDICIONAL, ou seja não está vinculado a nenhuma condição futura!
É tão dificil as pessoas acreditarem que não sou interesseira nem oportunista?

Ou as pessoas que me "julgam" são tão falsas, interesseiras e oportunistas que não conseguem me exergar como sou???

2 comentários:

Walter de Souza disse...

Belo Post Lú!
Apoiar um candidato não é se vender em troca de benefícios , e sim ter convicção do que é melhor para o clube !
Estou contigo nesse Luigi Presidente e Chapa 3 para o conselho !!!!

Rud Colorado disse...

Belo post/desabafo
Vivemos em uma democracia e tens todo direito de apoiar o candidato que achas melhor.Como ja falei outro dia,não estou por dentro da politica do clube.Nao se pode votar por simpatia.Até pq nao simpatizo com nenhum dos dois hehe Acho que o Luigi é o melhor para o Inter no momento.
Vamo Vamo meu Inter!
Abs