terça-feira, 12 de julho de 2011

Escolha de um terceiro uniforme

Alguns dos modelos do Barcelona Fiz esse texto despretenciosamente e percebi muitas opiniões contrárias e resistestes, mas todas muito interessante na visão de cada um. Por isso resolvi reproduzir aqui para saber a opnião dos demais seguidores do Blog.

Tenho observado que os grandes Clubes Europeus tem inovado muito nos últimos anos nos seus uniformes de nº 3. Eles buscam inovar, modernizar e satisfazer aos seus torcedores. Na minha opinião, as melhores criações são da Adidas, combinado cores, detalhes e realmente criam algo novo. Times tradicionais como Chelsea, Liverpool, Barcelona, Real Madri, Milan entre tantos outros, mudaram completamente suas cores nos seus terceiros uniformes. Clubes que tem apenas duas cores tem mais dificuldade de variar uniformes ano a ano, mas nem por isso eles se limitam. Já criaram camisas rosa/salmão, amarelas, cinza chumbo, verde, cores bem diferentes da sua origem.
Modelo 2011 (esq) e 2010 (esq)
O Milan tradicionalmente usa sua camisa listrada, preto e vermelho, como uniforme principal e a branca como a segunda camisa. Entretanto nos últimos anos tem entregado aos seus torcedores um terceiro uniforme negro muito elegante e bonito.
No Brasil já tivemos exemplos do Palmeiras, Sport, Corinthians que mudaram muito a cor do seu terceiro uniforme, mas não parece que os brasileiros são tão inovadores quanto os europeus. Vejamos o exemplo aqui do nosso Colorado... no site tem uma votação para escolher o terceiro uniforme. Pelo segundo ano consecutivo, o torcedor escolhe o modelo da sua preferência, mas em relação a inovação, acho que somos muito tradicionais.

Posso aqui estar cometendo um engano, pois pode haver alguma restrição no estatuto do Clube que desconheço, mas caso isso não seja problema, acho que poderíamos ser mais ousados no terceiro modelo. A camisa dourada de 2009 não caiu, desde o início, no gosto do torcedor, nem do departamento de futebol e encalhou, talvez por isso os anos seguintes as camisas foram mais "tradicionais". Em 2009 mesmo, a camisa de goleiro foi um cinza chumbo, muito bonita, ela não poderia ter virado um uniforme 3? Porque o Inter não inova nas cores como os europeus?

Enquete colorada para o modelo 2011
Para mim o terceiro uniforme é para ser diferente mesmo, mudar, fazer algo novo. Será que essa mudança de conceito vem da fornecedora de material esportivo ou do clube? Enfim, para mim o Inter teria que ser inovador e sair do vermelho e branco apenas... será que faria sucesso ou o torcedor também é conservador?

Confira os últimos modelos nº 3 utilizados pelo Chelsea, Liverpool, Real Madrid, e a bonita forma que o Nuremberg fez a sua primeira camisa, brincando com a tonalidade da sua cor, sem perder a sua cor original (o que parece que o Inter não fez nos modelos acima).



Nenhum comentário: