terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Construção de um sonho.

Entre 1959 e 1969, algo grandioso e inédito acontreceu em Porto Alegre. Começou a construção de um estádio. Um sonho de um senhor chamado José Pinheiro Borda, se transformou num sonho de muitos..

E estes Colorados carregaram para a obra sua vontade em forma de tijolos, sacos de cimento, ferro e uma grande dose de paixão pelo Clube.

Naquela época, sem INTERnet, o rádio era o meio possível para transmitir o apelo aos vermelhos, que atenderam e ajudaram vindos do interior e da capital gaúcha, e transformaram o Estádio José Pinheiro Borda, conhecido como Gigante da Beira Rio, numa realidade. Este homem não viveu para ver pronto este sonho. Mas nós sim. E os pais , avós, tios de muitos que hoje leem esta matéria, estiveram lá.

Isso me faz pensar, se nos dias atuais, com os meios de comunicação nos aproximando de pessoas espalhadas pelo mundo, na era das redes sociais, como seria atendido um apelo deste tipo? Se hoje no facebook alguém visse um post dizendo: “Colorados, nós teremos que reformar o estádio. Contribuam como puderem. Uma diária de um trabalhador, mil tijolos, cimento, ferro. Passem por lá. Apoiem...” Qual seria a reação? Teríamos milhares empolgados, milhares apoiando, milhares curtindo o post, e talvez milhares sendo efetivos?

Não sei. Prefiro acreditar que a nova geração Colorada é a mesma aguerrida de outros tempos. Que somos realmente diferentes, que conseguimos o que ninguém conseguiu neste país até hoje. Não somos a maior torcida, mas somos o maior quadro social. Não somos os badalados da mídia, mas somos os mais atuantes. Envolvemo-nos em coisas que em outros clubes, ficam restritas a diretoria e suas salas fechadas. No fundo, creio que se este pedido fosse feito, o retorno seria tão grande que sobraria ajuda.

Certamente isto não vai acontecer. Mas é preciso que os Colorados, todos eles, saibam que a diferença entre nós e os outros, e esta começa já no DNA vermelho. Somos parte de algo grandioso e maravilhoso. Não existe arrogância em constatar a realidade. Podemos não ganhar tudo que queremos, mas conquistamos algo muito maior que mais um título: Conquistamos o respeito de um país imenso, em qualquer lugar, no canto mais remoto, se alguém falar de futebol, sabe quem é o INTERNACIONAL. 


E como já disse um brilhante pensador: Sejam nossos feitos espalhados a toda terra. Hoje, dou a vocês mais uma frase: "Sejam os feitos de nossos pais espalhados a todo o universo" 
 Orgulhe- se, pele Vermelha. Em algum tijolo daquele estádio, um Colorado de sua família pode ter depositado o que seria uma das mais belas heranças de tua vida: A inebriante sensação de ver teu time entrar em Campo no estádio que os teus ajudaram a construir. Mais que um estádio no entanto, cada vez que entrares lá, lembra-te:  estás  partilhando do sonho de teus antecedentes. 
Saudações Coloradas a todos. 

2 comentários:

Lutche Mansur disse...

Parabéns pelo texto...muito legal! bjs Lutche!

Lúcia Bastos disse...

Seja bem vinda Heide!

Espero q goste e blogar conosco!