terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Quais são as coisas, as cores, para te convencer


A frase do título deste post é de uma música bem antiga. Eu usei porque ela é totalmente conveniente com o tema que desejo abordar. E vou desenvolve-lo com impressões que colhi aqui e ali, lendo amigos colorados que postam em vários blogs, em frases de outros no facebook e em notícias esportivas.

Vamos falar das cores que escolhemos:  Um jogador de futebol é contratado para fazer a alegria de milhões de torcedores, e quando consegue ele passa de simples contratação a ídolo. Nada mais terrível que um jogador que vestiu o vermelho ousar vestir azul. A menos que este jogador seja completamente odiado pela torcida, ou não tenha chegado a deixar marcas profundas em muita gente. E isto não é privilégio do Sul. É assim em qualquer lugar do mundo. A rivalidade nos faz entender apenas a paixão que sentimos. A razão não é muito bem vista por um ser apaixonado.

Mas é justo? Vejamos: Eu  trabalho em uma empresa. Na minha cabeça, sou um bom funcionário. Não me atraso, cumpro minhas obrigações, todos me amam. Mas tem gente melhor e um dia, num acaso destes do destino, a firma rival me oferece uma chance . Penso que onde estou, serei sempre um a mais, mas na empresa vizinha posso até me tornar diretor,  posso ser "o cara". E aí?  Milhares vão me dizer que não dá para comparar. E estarão cobertos de razão. Não dá mesmo. Torcedor é passional. Trabalhador é racional.

Assim como comparar o que ganha um jogador em relação a outras profissões, é completamente impossível. Um jogador vende camisas, dá lucro para empresas, é responsável pelo ibope da TV. Um jogador num time, gera muito dinheiro. Muito mais do que ganha.

Um time de futebol e seu técnico, em qualquer lugar do mundo, são seres de um nível que só se compara a lutadores famosos, corredores de fórmula um, futebol americano, basquete(nos EUA), volei...e assim por diante. Isso se chama o entretenimento aliado a sede do ser humano de ganhar. E ganhar sempre. E os responsáveis por este ganho absurdo dos jogadores e técnicos e times esportivos, somos nós, os torcedores. Somos o início da cadeia alimentar. Começamos o ciclo, que só acaba lá adiante, nas grandes empresas e nas emissoras de TV. E acaba para recomeçar toda temporada, cada vez mais forte.

Quais são as coisas que escolhemos? Escreveu hoje com muita propriedade  uma amiga no facebook, a Deisi Vendrame: " Ídolo são poucos, mercenários ( eles afirmam que é profissionalismo)são muitos, apaixonados somos nós torcedores! Essa é minha sincera opinião!"

Esta é, Colorados, a mais pura verdade. Nossos ídolos podem nos amar enquanto ouvem seus nomes no estádio, podem se comover com nossa dedicação. Mas antes de serem ídolos, são profissionais, ou mercenários.Escolham a palavra que mais lhes aprouver.

Isto é fato. Contra fatos, não há argumentos.

E a vida segue. O tempo passa. Ídolos vão, outros vem. Amamos com a mesma intensidade os que chegam, e dedicamos uma lembrança carinhosa aos que se vão, se deixarem sua marca em nossa vida.

Só uma coisa não muda, Colorados: O time pelo qual torcemos. Este será sempre o mesmo.

No nosso caso, sabemos bem, "não existe razão nas coisas feitas pelo coração". Era um  artista das palavras, este Renato Russo.

Meus agradecimentos aos artistas da bola.

Saudações Coloradas.


2 comentários:

Fabio - Arena Vermelha disse...

Como sempre, pertinente e interessante teu texto.

Penso como você na maioria dos teus argumentos. Com certeza, ídolos vão e vem e sempre o mais importante será aquele escudo rubro com as letras S C I entrelaçadas.

Sobre o comentário de tua amiga do facebook, acrescento: a grande maioria das pessoas em todas as profissões são mercenárias. Assim como na minha, na tua e na dela. Faz parte.

Apesar do profissionalismo que todo jogador deveria ter, alguns se destacam por uma maior identificação com determinado clube - o que faz, com o tempo, tornar-se ídolo daquela torcida. E acho válido, isso.

A citação da música de muito bom gosto, só para constar.

Saudações coloradas..

CORAÇÃO VERMELHO disse...

Fábio, agradeço aspalavras, fico feliz que concordemos em algumas e discordemos em outras(Assim a discussão saudável sempre continua.). Bah...tu lembras desta música? Tentei encontrar outro dia. Linda demais...Ainda vou fazer um post com teus comentários. Ficará bacana, Saudações Coloradas. Heide.