terça-feira, 24 de abril de 2012

'Eu acho bem mais do que pedras na mão'

Na vida, nós já nascemos brigando para vencer. Vencer é a palavra que mais ouvimos até bem antes de aprendermos palavras que nos fariam chegar antes ao objetivo da vitória.

Natural, creio. Inerente a raça humana.

As vezes no caminho entre nós e o pódio da vida, muitos obstáculos se interpõe. Difíceis, ou até intransponíveis. Mas desistir da luta? Talvez. Muitas vezes já desistimos de algo, pois os caminhos desta vitória poderiam ser pouco dignos. As vezes até desistimos para que nos tornemos um pouco melhores.

Mas no futebol  tudo muda de figura. Na derrota, não mudamos de time. Perder é absolutamente doloroso, como se tivéssemos um pouco de culpa. Fôssemos por um momento o zagueiro que errou o tempo da bola, o goleiro que não fez a defesa, o atacante que não fez o gol.

E na raiva da derrota, falamos o que queremos, como na alegria da vitória também exalamos otimismo. E esta paixão pode ser tudo de bom, pois é paixão pelo esporte. Mas que nunca pode ultrapassar certos limites. Não podemos agredir alguém por causa de futebol. Como não deixaríamos de trabalhar para assistir uma partida do nosso time. Não privaríamos nossos filhos de uma casa para estar em todos os jogos num estádio. LIMITE.

Até a paixão mais absurda, o amor mais cego há de ter um limite. Ofender uma pessoa por causa de um jogo, não justifica, em nenhum momento, se esta ofensa for sobre o caráter de alguém. Temos que preservar o nosso bom senso, a racionalidade, e não jogar na derrota as deficiências que temos, como se fossem dos outros. Porque na verdade, quando estamos muito muito chateados, acabamos por descarregar num semelhante todas as coisas que estão escondidas dentro da gente, mas que ocultamos com cuidado, até a hora da raiva cega que nos faz perder o limite.

LIMITE. Se você chama alguém de frouxo, a sua frouxidão pode ser maior e delegar o defeito é melhor que assumi-lo. Se você usa palavras ofensivas contra alguém sem provas, pode ser que seu próprio caráter esconda esta falha, pois é o que você faria se tivesse oportunidade.

Então peço cuidado. Não vamos usar a derrota de nosso time para espalhar o veneno que escondemos, como serpente esquiva na pedra do caminho. Vamos respeitar nossos jogadores.

Vamos cobrar, claro. Sempre. Cobrar atitude, devoção, coração e garra de toda equipe. Vamos torcer e gritar e incentivar. Mas não usemos palavras de baixo calão. Não vamos dizer aos outros o que talvez, sejamos. Não vamos ofender uma diretoria por causa de uma derrota, e vamos entender que dias ruins acontecem. Condições ruins para que as adversidades proliferem também acontecem.

Acima de tudo, conservemos a nossa dignidade, sem tirar a de ninguém.

Àquele a quem hoje você chama de ladrão, pode ser o mesmo que encontrará em qualquer esquina e com ele trocará palavras amáveis, porque naquele momento ele não causou mais raiva e portanto passou a ser digno de novo.

Àquele a quem você desonra, pode ser o mesmo que te vá um dia, te olhar nos olhos e te estender a mão.

Nunca fale aquilo que não tem certeza, pois as palavras marcam e ferem . E se escritas, gravadas ficam por muito tempo e podem reverter contra ti mesmo.

Sei que hoje é dia de incentivo, de chamar vitória de berrar pela nova batalha.

Mas meu espírito hoje está mais indignado com a falta de respeito de certas pessoas do que imbuído no grito de gol. Hoje estou apenas defendendo amigos que conheço ou pessoas que desconheço mas que merecem sempre o mínimo de consideração.

Nesta véspera de jogo, quero deixar minha admiração pelo Norberto Guimarães, pois sempre foi um apaixonado que hoje tem a chance de trabalhar pelo clube que ama com a mesma dedicação que sempre usou nas arquibancadas.

Quero deixar minha admiração ao nosso presidente Luiggi que vem enfrentando muitas batalhas, seguidas, sem descanso, mas permanece firme e forte, a no silêncio e nas atitudes mostra muito mais que gritos e repentes raivosos.

.

Como meu amor pelo meu time, este nosso INTERNACIONAL é um amor que sente obrigação de preservar sempre, vou seguir torcendo e acompanhando o Coloradas na área, embora precise deixar registrado que um bloguista é um formador de opinião, e portanto, o que ele escreve aqui deva refletir no que escreve no dia a dia, pois a sua responsabilidade está em usar o nome de um Time de Futebol. E na área, há de se ter cuidado redobrado, pois um penalti pode nos levar a uma derrota muito dolorosa.

Boa sorte e muita competência, Colorados. Agora é hora de vencer, seja quem for o adversário, pois Libertadores é assim mesmo, e a colocação da classificação de quem vai jogar é a que menos importa.  Tudo se decidirá em duas partidas.

E nós vamos lutar até o fim. Vamos brigar como leões.

Porque pode ser quem for,

AQUI É INTER, carácolas.

Bora Povo Vermelho.

Saudações Coloradas.

3 comentários:

Evolution disse...

Vamos que amanhã é GUERRA, sim é, mas dentro de campo, dentro das 4 linhas do BR. Os nossos 11 guerreiros terão que entrar com sangue nos olhos e como se estivessem famintos há dias por um prato de comida, é hora de superação, por que é Libertadores, a maior disputa Sul Americana de futebol, onde o vencedor irá disputar o Mundial FIFA. Queremos tudo de novo e boa sorte a todos nós COLORADOS nessa batalha pelo Tri da Libertadores. VAMO VAMO INTER!!!

Evolution disse...

Vamos que amanhã é GUERRA, sim é, mas dentro de campo, dentro das 4 linhas do BR. Os nossos 11 guerreiros terão que entrar com sangue nos olhos e como se estivessem famintos há dias por um prato de comida, onde a vitória é este prato de comida. É hora de superação, por que é Libertadores, a maior disputa Sul Americana de futebol, onde o vencedor irá disputar o Mundial FIFA. Queremos tudo de novo e boa sorte a todos nós COLORADOS nessa batalha pelo Tri da Libertadores. VAMO VAMO INTER!!!

CORAÇÃO VERMELHO disse...

Boa, Mauricio. Guerra dentro do campo. Vamos que vamos