domingo, 25 de maio de 2014

Contra tudo e todos!

Bom dia, colorados!
Depois de uma semana com dois empates que tiveram gosto totalmente diferentes, o INTER volta a campo hoje com apenas um propósito: VENCER!

O INTER até que conseguiu se manter na liderança com o empate frustrante no jogo contra o Criciúma na rodada do fim de semana passado, porém o empate contra o Coritiba no meio da semana não foi o suficiente para manter o INTER no topo da tabela do Brasileirão 2014.

Até agora o INTER não conseguiu vencer fora de casa no Campeonato Brasileiro desse ano. É claro que os empates foram melhor do que derrotas, mas o que frustra a torcida colorada é o fato de que esses empates aconteceram diante de times que o INTER poderia ter vencido com tranquilidade. No jogo contra o Botafogo, o time colorado abriu dois gols de diferença e cedeu o empate; contra o Criciúma que é um sério candidato ao rebaixamento, o INTER fez uma partida medíocre e o jogo terminou com um zero a zero; e contra o Coritiba, mesmo com quase um time inteiro de desfalques, o INTER conseguia a vitória mas foi escandalosamente roubado quando o árbitro marcou um pênalti que não existiu.

O que Abel e seus comandados precisam entender é que o Brasileirão não é uma competição em que um time enfrenta apenas os adversários. No Brasileirão um time tem que enfrentar os adversários, o árbitro (quando o time não for do eixo SP-RJ-MG), os desfalques que por muitas vezes são vários e nesse ano tem também de enfrentar o fato de ter que jogar fora de caso mesmo tendo o mando de campo, já que muitos estádios já estão cedidos à FIFA devido a Copa do Mundo.
Ou seja, se um time quer conquistar a taça de campeão brasileiro, quando perder ou empatar um jogo que já estava quase ganho, não pode usar como desculpa o fato de que estava sem alguns jogadores, que o árbitro errou, que o jogo foi fora de casa etc. TODOS OS TIMES do campeonato enfrentam situações como essa. É claro que os "fora do eixo" enfrentam muito mais, pois o árbitro sempre vai preferir favorecer um time do RJ do que um do RS, por exemplo. Mas o Campeonato Brasileiro é um campeonato em que se joga CONTRA TUDO E TODOS! O vencedor não é aquele que apenas somou mais pontos. E sim aquele em que o técnico soube lidar melhor com os desfalques, aquele em que o time jogou bem tanto fora quanto em casa, aquele em que o time teve emocional forte para manter resultados bons em situações difíceis ...
Sem contar também o fato que mais me desagrada no Campeonato Brasileiro: ele é disputado por pontos corridos. Além de ser complicado, pois quase sempre (e é o caso desse ano) os times são praticamente do mesmo nível, o campeonato é LONGO. MUITO LONGO! Disputar o Brasileirão é praticamente uma GESTAÇÃO!
Outro ponto negativo do campeonato por pontos corridos é que um time começa a competição com alguns excelentes jogadores mas os perde na janela de transferências do meio do ano. O INTER sabe muito bem o que é isso!

Falando especificamente do jogo de hoje, o INTER estará muito desfalcado. Porém os desfalques são proporcionais à obrigação que o INTER tem de vencer o jogo se quiser voltar ao G4 e tentar se manter nele até a parada para a Copa do Mundo.
Já você, torcedor colorado, vá até o Centenário e transforme a fria serra gaúcha em um caldeirão para que o INTER possa cozinhar a raposa mineira. É VENCER OU VENCER! Porque o campeonato não para porque um time está cheio de desfalques.

Nenhum comentário: