quinta-feira, 17 de junho de 2010

Movimento Internet/bv

A missão do INTERnet/BV 

Sejamos francos: na origem, os grupos políticos do Inter se parecem – mas só na origem.  
O Movimento INTERnet/BV, por exemplo, nasceu como qualquer outro: a partir da iniciativa de alguns colorados idealistas e irremediavelmente apaixonados pelo clube. Colorados que viviam e ainda vivem o dia-a-dia do Inter como se dependessem de gols para pagar as próprias contas. Colorados, enfim, como eu e você, que sonham em transformar o clube em uma verdadeira usina de títulos e glórias. Convenhamos: todos os movimentos políticos nascem com essas ambições.  

O que realmente faz um grupo ser diferente do outro é algo que vem depois. Isto é: a capacidade de se manter fiel à paixão da origem; de crescer e adquirir relevância na vida do clube sem jamais esquecer daquela centelha que nos acomete diante de uma simples camisa vermelha. Na minha visão, é justamente aí que o INTERnet/BV tem um papel a exercer. 

Muitos afirmam que o INTERnet/BV nasceu por causa do Orkut e dos blogs. Trata-se de um equívoco. O INTERnet/BV nasceu por causa da paixão colorada. O Orkut, os blogs e as redes sociais foram apenas catalisadores do processo. Eles aceleraram a formação e o amadurecimento de um grupo que, de qualquer forma, acabaria surgindo na história do clube. 

Esse grupo nasceu com uma motivação clara: a de permitir que o torcedor de arquibancada, que vive e respira paixão, também pudesse influir nos grandes debates internos do Inter, tornando-o ainda mais aberto e democrático. Ora, não é preciso ter um perfil no Facebook para desejar algo assim. 

O diferencial do INTERnet/BV está na forma de cumprir aquela missão primordial. Aí, sim, as redes sociais são essenciais. Hoje, qualquer pessoa que navega pelas grandes comunidades do Orkut, em fóruns ou nos blogs colorados se depara com o nome “INTERnet/BV”. Não é por acaso. As redes sociais têm sido o grande canal de difusão das ideias, trabalhos e posicionamentos do grupo. Em todos esses ambientes, o clima é de diálogo aberto e franco. Há debates, há espaço para a crítica aberta e o contraditório. Há paixão. E há, finalmente, a certeza de que aquela missão está sendo gradualmente cumprida. A forma pode estar longe da ideal, mas já representa um grande avanço no processo de ampliação da democracia colorada. 

É claro que nem sempre o diálogo é ameno. Há momentos em que a interação com o torcedor é pautada por críticas e cobranças – e é natural que seja assim. Mas aí está outro diferencial: o INTERnet/BV nunca se esquivou de qualquer tom de debate. Ao contrário, sempre procurou, dentro de suas limitações, manter-se à disposição de todos, respondendo a cada questionamento e dando ao torcedor o cuidado e atenção que ele merece. No final das contas, é desse diálogo diário que surge a energia e o entusiasmo necessários para que o INTERnet/BV se consolide como o autêntico representante da arquibancada dentro do Conselho Deliberativo. 

Hoje, o INTERnet/BV vive uma nova fase de consolidação. Desde abril, é um dos três movimentos que compõem o projeto Convergência Colorada, que busca alinhar a gestão do Inter com novos valores de trabalho. O projeto, que ainda está em construção, baseia-se em princípios claros – um deles é o de profissionalizar o clube sem afastá-lo da paixão do torcedor. Tais princípios podem ser vistos no site oficial do projeto: www.convergenciacolorada.com.br. Qualquer colorado que concorde com tais princípios será bem-vindo no Convergência. 
Para nós, do INTERnet/BV, o Convergência é uma grande oportunidade de trabalhar pela modernização e engrandecimento do Inter. Não sabemos se iremos ganhar ou perder as próximas eleições. Não temos interesse em discutir quantas cadeiras vamos conquistar ou ceder no Conselho a partir de 2001. Mas queremos, sim, debater ideias para tornar o Internacional ainda maior do que já é – e cumprir, assim, aquele ideal que nos acompanha desde o início: o de levar a voz da arquibancada para dentro do clube.  


Texto de Andreas Muller
Coordenador do Movimento Internet/bv e Conselheiro do Sport Club Internacional

Um comentário:

Douglas Ricalde disse...

Texto interessante.
Bonita a teoria, quero ver a prática!

FC e seus asseclas eram grandes apaixonados até 2006, depois...