terça-feira, 23 de julho de 2013

Comemoração de Gol

Num tempo em que a Psicologia do Esporte investe em trabalhar com as emoções dos atletas e não somente com a parte física, causa estranhesa ver as várias manifestações desde o último domingo,dia 21de julho, com a não comemoração de gol do jogador Juan, zagueiro do Sport Club Internacional, diante do time adversário que foi o Flamengo.

O referido jogador, cresceu no Flamengo e tem por este muito carinho e embora profissional, exercendo seu ofício para outro Clube no momento, preferiu não comemorar o gol que permitiu ao Internacional os 3 pontos na tabela do Brasileirão e a vitória diante do Flamengo.
Assim como ele, vários atletas como Rafael Sóbis, Fernandão,Iarley, o próprio Alex que está retornando ao Internacional, tiveram o mesmo comportamento quando marcaram gols contra o Internacional, representando outras equipes. Isto é um comportamento diferenciado. E não deveria ser criticado.

É preciso respeitar os atletas, suas inquietações, suas emoções e não ter apenas cuidado com sua performance, preparação física.
Somos um conjunto perfeito e só estamos em condições físicas ideais, quando nosso emocional funciona adequadamente.

As competições, sejam elas no Futebol ou qualquer esporte, terminam cobrando dos atletas a rivalidade que existe entre as torcidas e colocando em dúvida posturas diferentes do que o torcedor espera.
Estamos diante de um ser humano, com sua bagagem de vida, sua história e seus afetos.Devemos valorizá-lo.

Quando isto acontece, todos ganham. É preciso rever alguns valores e deixar de lado as críticas que não acrescentam nada.
O mais importante é saber que temos um super profissional à disposição da equipe.

Um comentário:

Lúcia Bastos disse...

Seja BEM VINDA Rejane!!!

Fico feliz que possas contribuir com o blog com tua experiência no meio esportivo!