Esta reforma é mais que uma dor de cabeça. É um balde de água fria numa gestão que demonstra sua competência desde que presidentes foram seguindo uma lógica de trabalho e afirmação de um clube Vitorioso e Grande como o INTER.
Aí aparece a AG e se não bastasse, de quebra vem o Banrisul junto. Ninguém merece.
Mas hoje não vou banalizar nem fazer piadas com esta situação. Vou divulgar alguns dados e informações que busquei nestes últimos dias. Estas informações foram pesquisadas na Internet, outras conseguidas com a ouvidoria da AG, outras com amigos que trabalham em construtoras e conhecem o que acontece por debaixo dos panos.
A AG é a maior construtora ativa no país. Sua área de atuação deixou de ser apenas construção e reforma há muito tempo. Seus tentáculos atingiram área Naval, Elétrica, estradas e rodagem, Metrôs, Gaseodutos, Ferrovias, Telecomunicações, além das habituais e mais simples empreitadas, como por exemplo a reforma do Beira Rio.
Aí vem uma pergunta: A AG alega que o Banrisul não libera a verba (Banco responsável por repassar as verbas do BNDS para a malfadada Copa) e o Banrisul alega que a AG não apresentou garantias financeiras para cobrir o empréstimo.
Vamos por etapas: Garantias financeiras para um empréstimo de 330 milhões de reais, o que significa 1 (um)por cento do patrimônio da empreiteira.
Aí a pergunta: Onde está este furo? Convenhamos: Esta obra nem é uma das maiores da AG. Muito pelo contrário. Porque a AG não apresentou as garantias necessárias?
Em contra partida: Se o Beira Rio foi escolhido pra realizar a copa, outros estádios estão sendo construídos no país, e as garantias não foram parte primordial para a realização das obras, haja visto que a lucratividade para as construtoras revertem-se em propaganda muito mais que lucros ativos do próprio estádio: porque diabos o Banrisul está empacando para finalizar esta lenga lenga sem fim?
Se é estádio da copa, onde estão os responsáveis por esta porcaria, como o Senhor governador do RS que simplesmente divulga uma notinha no jornal dizendo que o banco não tem culpa?
Tem culpa. Ambos tem.
Mas vamos aos fatos: A AG alega que todas as empreiteiras que assumiram as obras da copa, não foram obrigadas a demonstrar de seu patrmonio a garantia para finalização das obras. Que estas garantias viriam do proprio governo que estaria garantindo a viabilização dos projetos, garantindo também a lucratividade devido a grandiosidade do evento.
O Banrisul alega que precisa de garantias de parceria para viabilizar o empréstimo. Dúvida:Porque todos os outros bancos dos outros estados liberaram as verbas do BNDES sem estas garantias líquidas, apenas com garantias patrimoniais? Vou simplificar: Supondo que a AG receba o dinheiro necessário para a obra. De um calote no BNDES e não pague. Por todos os Santos:em dois dias o BNDES requisita via judicial a retenção de patrimônio da construtora e recebe ressarcimento, pois a AG tem patrimônio para garantir 800 vezes esta reforma.
Vamos a mais fatos: A reforma do Morumbi custará 400 milhões. A garantia de retorno foi dada com base na construção de um hotel, que segundo a administração São Paulina, dará retorno financeiro suficiente em poucos anos, para garantir o lucro do projeto. Pergunta: porque foi aprovada esta garantia tão rapidamente? E vamos além: O Morumbi que também foi barrado para a copa e em outra via aprovaram um estádio para o corinthians, inteiramente construído com dinheiro público, no meio do nada, sobre uma tubulação de gás que teve de ser arrancada a um custo bilionário....e o BNDES liberou a verba sem garantias devidas, uma vez que é notório que Itaquera é o lugar menos indicado para dar retorno financeiro, numa cidade como São Paulo? Este estádio dará lucro de bilheteria para o corinthians, visto a enorme quantidade de torcedores que o clube possui. Mas para por aí, pois se a torcida dos alvinegros fosse sócia, dada a quantidade, certamente construiriam o estádio com dinheiro próprio...
Aí fica a pergunta que não quer calar: Porque a verdade não é explanada diretamente e sem subterfúgios? Porque o Sr. Vitório Píffero não vem a público e explica porque destruiu 8 mil cadeiras da área social a marretadas antes mesmo de saber como seria feita esta reforma, no final de seu mandato, quando todos já sabiam que não estaria mais a frente do clube? Porque todos os estádios estão sendo construídos e reformados, o Maracanã, reformado pela enésima vez a peso de ouro, um estádio no meio do nada em Manaus a peso de diamantes azuis, o Itaquerão a pleno vapor....
Me desculpem, mas tem muita coisa mal contada nesta história.
E vou resumir em dois pontos: Primeiro: A AG nem está aí se fizer a reforma ou não. Tem coisas melhores no meio político, com dinheiro fácil e muito faz-me rir para alegrar pessoas por aí.
O Banrisul está pouco se lixando com esta reforma, pois a arena está a pleno vapor, com a OAS uma empreiteira no mínimo estranha, que recebeu o dinheiro sem choro nem vela, sem nenhuma exigência maior quanto a garantias líquidas.
Os politiqueiros de sempre, Governador, ministros e quetais, querem mesmo que sempre quiseram: Festa e muito voto. Porque no fim das contas, é para isso que servimos mesmo.